Em busca de cidades mais justas e sustentáveis, o CAU/SP se prepara para a Conferência Nacional das Cidades (CNC), que acontece em novembro deste ano. Antes da nacional, a etapa estadual paulista acontece em julho, na capital, ao passo que as etapas municipais devem acontecer até o final de junho.
Na última quarta-feira (17/04), o Fórum de Comissões do CAU/SP reuniu coordenadores, a presidente Camila Moreno de Camargo, e a vice-presidente Andreia de Almeida Ortolani, para discutir a participação do Conselho e dos profissionais da área no processo.
O CAU/SP integra a comissão organizadora da Conferência Estadual, além de ser uma das organizações responsáveis pela mobilização para as etapas relacionadas a São Paulo.
Planejamento e Conferência
Alinhado ao seu planejamento estratégico e a diversas ações prioritárias da atual gestão, o CAU/SP iniciou em abril uma discussão sobre possíveis bandeiras prioritárias para os profissionais da área durante o processo da Conferência.
A ideia agora é apresentar e debater esses pontos junto a arquitetos e urbanistas, incentivando a participação de profissionais da Arquitetura e Urbanismo nos encontros municipais, estadual e nacional.
As bandeiras devem se relacionar aos eixos da Conferência, e buscarão valorizar o papel dos(as) arquitetos(as) e urbanistas no desenvolvimento das políticas urbanas.
A Conferência
A Conferência Nacional é promovida pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades, com o objetivo de debater as principais questões da área com participação da sociedade civil, dos entes da federação e de órgãos representativos.
O tema da 6ª Conferência Nacional será: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.
Entre outros temas, a 6a Conferência deverá pautar discussões sobre políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, mobilidade, emergência climática, territórios periféricos e saneamento básico.
Os eixos de debate são:
- Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas;
- Gestão Estratégica e Financiamento;
- Grandes Temas Transversais.